Cadeira 21
Patrono
Nasceu em Palmeira, a 5 de novembro de 1888, filho de João de Araújo França e Leandrina Marcondes Stockler de França. Comerciante, advogado, poeta e prosador, foi um dos fundadores do Centro de Letras do Paraná. Pertenceu à Academia Paranaense de Letras, Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná, Instituto Neo-Pitagórico de Curitiba e Centro de Letras Euclides da Cunha. Praticou sempre o jornalismo, escrevendo para programas de rádio e periódicos. Compôs várias letras para hinos musicados por Bento Mossurunga.
Bibliografia: Corolas rubras, Curitiba e o Sol, Oração do Natal, Poemas do Natal, Cantos da Integração Nacional, Alma e coração do Paraná (1983). No teatro, escreveu: Sara (comédia, 1916); Cena infantil (comédia, 1925), Prece do Natal (comédia), Coração, Dezenove de Dezembro (1922), A Musa e o Poeta (1946). Escreveu, ainda, Palmeira – Temas Regionais (1972).
Faleceu em 11 de janeiro de 1975.
Fonte: FERNANDES, Josué Corrêa. In: FONTES, Luísa Cristina dos Santos; CHERES, Luiz Fernando; ZAN, Sérgio Monteiro (Orgs.) Biobibliografia da Academia de Letras dos Campos Gerais: Ponta Grossa: Planeta, 2015. p. 154.
Legendas das imagens
1. Heitor Stockler de França aos 33 anos. Verbete da Wikipedia.
2. Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França. A sala da casa centenária, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 458, Centro de Curitiba, onde viveu o primeiro presidente da FIEP, Heitor Stockler de França. Foto de Luísa Cristina dos Santos Fontes.
3. Heitor Stockler de França e sua esposa Brasília. Foto de Vânia Ennes para a Wikipedia Commons.
4. O grupo Croquis Urbanos de Curitiba, registrou a Casa Heitor Stockler de França em julho de 2016.
5. Faixa disposta para a inauguração do Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França. https://curitibaspace.com.br/quem-foi-heitor-stockler-de-franca/
6. Heitor Stockler de França. Fotografia do acervo de Luísa Cristina dos Santos Fontes.
7. Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França. A casa centenária, datada em 1893, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 458, Centro de Curitiba, onde viveu o primeiro presidente da FIEP, Heitor Stockler de França. Foto de Luísa Cristina dos Santos Fontes.
8. Imagem de Heitor Stockler de França postada por José Feldman em 30 de novembro de 2018.
9. Identidade paranista nos detalhes arquitetônicos da Casa Heitor Stockler de França. Fotografia de Luísa Cristina dos Santos Fontes.
10. Óleo sobre tela, retrato de Heitor Stockler de França, Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França. Reprodução no livro do Centenário do Centro de Letras do Paraná, p. 270. Heitor Stockler de França presidiu o Centro de Letras do Paraná de 1958 a 1960. Fotografia de Luísa Cristina dos Santos Fontes.