
Cadeira 23
Patrono
Jacob Holzmann nasceu no dia 14 de março de 1875, em Saratov, margem direita do Volga, na Rússia, zona colonizada por alemães católicos procedentes da Suábia e da Bavária. Filho de Jorge Holzmann Senior e Bárbara Holzmann, naturalizou-se brasileiro e veio a falecer no dia 6 de julho de 1933, no Rio de Janeiro, sendo, depois, sepultado em Ponta Grossa, cidade onde viveu por praticamente meio século.
É considerado o fundador da imprensa princesina, conforme se vê da lápide mandada colocar em seu túmulo, por inspiração de José Cadilhe. Foi fundador, músico e maestro da Banda “Lira dos Campos” e da primeira orquestra sinfônica de Ponta Grossa. Fundou, ainda, o jornal O Progresso, antecessor do Diário dos Campos, que é considerado um dos mais antigos periódicos do interior do Paraná. Dele também partiu a idéia da construção e funcionamento do lendário Cine-teatro “Renascença”. Foi representante da Universal Pictures no Paraná. Pertenceu à Associação Brasileira de Imprensa e foi autor de inúmeras músicas que marcaram época no final do século XIX e início do século seguinte. Em seu jornal, procurava manter uma postura de independência em relação aos embates políticos, nele abrigando jornalistas talentosos como Borja dos Reis e José Cadilhe, e homens de grande cultura, como Miguel de Quadros e Miguel de Omena. Escreveu, ainda, diversas matérias jornalísticas, nas quais procurava fazer questionamentos em prol do progresso de Ponta Grossa, cidade que sempre amou, não obstante haver nascido na Rússia e residido, por uns tempos, na Argentina.
Legendas das Imagens
1. Cine Tetro Renascença, fundado por Jacob Holzmann em 1911, Álbum de Ponta Grossa do ano de 1936. Acervo Carlos M. Fontes Neto.
2. Fotografia de Jacob Holzmann, sem data e sem autoria. Acervo Carlos M. Fontes Neto.
3. Fotografia da família Jacob Holzmann, sem data. Acervo Foto Bianchi.
4 e 8. Edição da Revista Renascença de 1936 com homenagem póstuma para Jacob Holzmann. Anuário de publicidade do Cinema Renascença que celebrou seu jubileu de prata. Acervo de Carlos M. Fontes Neto.
5. Jacob Holzmann e a Banda Lyra dos Campos, fotografia sem data. Acervo Foto Elite.
6. Placa denominando a rua Jacob Holzmann. Fotografia de Carlos M. Fontes Neto em 5 de janeiro de 2025.
7. Placa do jazigo da família Jacob Holzmann no Cemitério Municipal São José, com a denominação feita por José Cadilhe, de fundador da imprensa ponta-grossense. Fotografia de Carlos M. Fontes Neto em 22/10/2020.
9. Placa existente no “Bosque dos Escritores” localizado no Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa em um eucalipto homenageando Jacob Holzmann. Fotografia de Carlos M. Fontes Neto em 17/11/2024.
10. Edição do Jornal “O Progresso”, jornal fundado por Jacob Holzmann, edição de 22 de junho de 1909. Acervo de Carlos M. Fontes Neto.