Detalhe

Cadeira 22

Jaime Bernardo De Carvalho Pusch

Fundador

Jaime Bernardo de Carvalho Pusch, nascido em 1946, é arquiteto e urbanista de formação. Escritor eclético, com livros publicados em diversos gêneros: poesia, humor, romance, literatura maçônica, textos técnicos, Jaime Pusch é referência nacional em ética profissional com a sua participação na elaboração do Código de Ética da engenharia, arquitetura e agronomia e na publicação de vasta doutrina sobre o assunto.

Regiane Schultz Pusch, sua esposa, lembra que o escritor deixou sua marca em Castro depois de ter sido seu urbanista na última década do século XX. Destaca ainda que: “... respeitado por todos por seu incrível conhecimento e capacidade de argumentação que podem deixar seu oponente sem fôlego”.

Publicou, entre outros: O livro de Baalzabud, A história secreta das grandes invenções, De Alcatrate a Zoogléia, Experimentos culinários, ABC do aprendiz – literatura maçônica, Personagens & Diálogos.

Tomou posse na Academia de Letras dos Campos Gerais em 2 de junho de 1999, como fundador da cadeira nº 22, em cerimônia realizada no Clube Pontagrossense, sendo recepcionado por Túlio Vargas, presidente da Academia Paranaense de Letras.

x