Cadeira 28
1ºOcupante
Filha de José Guilherme Lederer e Frida Schweigert Lederer, nasceu em 1º de setembro de 1960, na Fazenda Alegrete, Colônia Witmarsum, em Palmeira, Paraná. Tem três irmãos: Maria Ivone, Romualdo e Ingrid.
Com paralisia cerebral e aos 2 anos de idade acometida pela meningite, começou a andar e a falar somente aos 4 e 5 anos, respectivamente. Adulta, traz ainda as sequelas deixadas pelos males de que foi vítima em sua primeira infância, sem que isso a impeça de viver produtivamente.
Fez os primeiros estudos na Escola de Quero Quero, época em que sua escrita, devido a problemas de coordenação motora, deixava muito a desejar. Mas já mostrava grandes habilidades para produção de textos. Em 1984 passou a residir em Ponta Grossa, onde concluiria o primeiro e o segundo graus. Em 1996, pela UEPG, Campus de Palmeira, concluiu o Curso de Letras.
Foi em 1984 que Maria Edite começou a escrever seus primeiros poemas, que em 1986 resultariam em seu primeiro livro Um Pouquinho de Mim (Ponta Grossa: UEPG, 1986). Após, surgiria o livro Pedacinhos de Amor... (Fundepar, 1988). Em seguida, foi publicada uma coletânea com seleção de poemas de seus primeiros livros: Simplesmente Mulher (São Leopoldo, RS: Ed. Sinodal, 1992). Seu mais recente trabalho é Gotas de Sentimentos (Palmeira: Prefeitura Municipal, 1992). Há poemas seus publicados em revistas e livros na Alemanha, Canadá, Noruega e Itália.
Já teve sua vida descrita em uma historiografia, de autoria de Lídia Mayer de Freitas, em monografia para o Curso de Pós Graduação em Educação Especial, pela Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, PR. Ainda, de autoria do pastor canadense Pether Mathiasen, e sob o titulo Poet of Praise, sua história encontra-se também incluída no livro Seed Falling on Good Soil, publicado no Canadá, traduzido e editado no Brasil sob o título Sementes em Solo Fértil (Ed. Encontro Publicações).
Em 1992, foi destaque pela Rede Paranaense de Televisão como “Bicho do Paraná”. Entre outras homenagens recebidas estão: Prêmio Cidade Clima (Palmeira, 1992), Medalha de Honra ao Mérito (ALCG, 2000), Homenagem pelo Dia Internacional da Mulher (Palmeira, 2001), Diploma e Medalha do Mérito Cultural (Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, 2005), Diploma e Medalha ao Mérito (Loja Maçônica Manoel Demétrio de Palmeira, 2005), Certificado de Mulher Destaque da Cidade de Palmeira (2008), Homenagem pelo Dia Internacional da Mulher (Departamento da Cultura da Prefeitura de Palmeira, 2008) e Cidadã Benemérita de Palmeira (2011).
Entre 1998 e 2000 foi auxiliar de secretaria do setor administrativo da APAE de Palmeira.
É membro efetivo do Centro Cultural Faris Michaele desde 1991. Foi eleita para a Academia de Letras dos Campos Gerais em 26 de março de 2008 e tomou posse em 25 de maio de 2008 como primeira ocupante da cadeira nº 28, no Salão de Festas da Panificadora Pão Quente, sendo recepcionada pelo acadêmico José Ruiter Cordeiro.
Fonte: LEDERER, Maria Edite. In: FONTES, Luísa Cristina dos Santos; CHERES, Luiz Fernando; ZAN, Sérgio Monteiro (orgs.) Biobibliografia da Academia de Letras dos Campos Gerais: Ponta Grossa: Planeta, 2015. p. 202-3.