Detalhe

Cadeira 03

Nelsina Elizena Damo Comel

Fundador

Nelsina Elizena Damo Comel nasceu em Guaporé, Rio Grande do Sul, em 18 de março de 1934, primeira filha de João Santo Damo e Matilde Perin Damo. Ainda criança vem morar em Caçador, Santa Catarina, onde cursou o ensino primário. O ginásio e o científico foram feitos em Florianópolis. Cursou Direito na Universidade Federal do Paraná, e simultaneamente o curso de Filosofia na Faculdade Católica de Curitiba. Pelo casamento com Wilson Jerônymo Comel, veio residir em Ponta Grossa. Numa fase crucial de decisão profissional, advocacia ou magistério, inicia atividades docentes no curso secundário, lecionando História no Colégio de Aplicação, recém-inaugurado. Circunstâncias aconteceram e o encontro com o Padre Fridolino, então diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, e com o professor Nicolau Meira de Angelis, conhecedores do seu currículo, resultou no convite de ambos para que fizesse parte do corpo docente do curso de Pedagogia, para cujo reconhecimento junto ao MEC faltava um professor de Filosofia. A jovem professora aceitou a proposta, aprontou os documentos necessários para a habilitação e, em pouco tempo, o Curso de Pedagogia era reconhecido. Nelsina se torna assim um dos docentes fundadores do referido curso. Lecionou desde 1962 até 2002, completando quarenta anos de atividade magisterial.

Desde adolescente, costumava escrever pequenas crônicas para o jornal de Caçador. Enquanto aluna universitária também colaborava com os periódicos acadêmicos, de tiragem restrita. Seu primeiro livro foi o resultado da tese de Doutorado, realizado na Universidade Nacional de Educação a Distância, em Madri, na Espanha, cujo tema O papel do pai na sociedade brasileira e na educação familiar se converteu aqui em Paternidade responsável, publicado pela Editora Juruá, de Curitiba, já na segunda edição.

Durante quarenta anos lecionou as disciplinas de Filosofia e Filosofia da Educação, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, e sua atividade docente estava direcionada ao preparo de aulas e atividades acadêmicas voltadas aos conteúdos programáticos. Não havia na época o hábito, comum entre os intelectuais que conheceu na Europa, de transformar os conteúdos das aulas em produção acadêmica, o que está começando a ser feito agora no Brasil. Palestras e cursos numerosos foram ministrados pela professora, seja na cidade, seja em Curitiba, Londrina, Maringá, Porto Alegre, Florianópolis, Apucarana, Guarapuava, Palmeira, nas Indústrias Klabin, em Telêmaco Borba, e mais. Realizou trabalhos de campo com alunos (projetos de extensão, como o Projeto de Divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente), nas escolas centrais e arredores. Apresentou trabalhos em congressos no Brasil e no exterior, Bogotá, Madri e Sevilha.

Tomou posse na Academia de Letras dos Campos Gerais em 2 de junho de 1999 como fundadora da cadeira nº 3, em cerimônia realizada no Clube Pontagrossense, sendo recepcionada por Túlio Vargas, Presidente da Academia Paranaense de Letras. Foi presidente da entidade no período de 2005 - 2007.

Parte de sua produção literária está registrada nos volumes das Antologias da ALCG.

x