A convite do Presidente do Observatório da Cultura Paranaense Ernani Buchmann (que também preside a Academia Paranaense de Letras), a Academia de Letras dos Campos Gerais, com as presenças de sua Presidente Neuza Helena Postiglione Mansani e de sua vice-presidente Luísa Cristina dos Santos Fontes, participou da última reunião ordinária do OCP, ainda em modo virtual, no último dia 25 de junho. A reunião contou com uma memorável palestra do Arquiteto Professor Salvador Gnoato: “A escola paranaense de arquitetura e sua repercussão nacional e internacional”. O ingresso da Academia de Letras dos Campos Gerais foi aprovado por unanimidade, fato que nos deixou deveras sensibilizadas. O Observatório da Cultura Paranaense, entidade de fundo cultural, sem fins lucrativos, foi fundado em 9 de outubro de 2019, conforme exigência contida na Lei Estadual nº 18.383/14, e tem sede no Palacete Belvedere, em Curitiba-Paraná.
Ernani Buchmann, Presidente da Academia Paranaense de Letras e do Observatório da Cultura Paranaense. Foto: Agência BH
Missão
O Observatório terá como missão primordial atrair e congregar as entidades de caráter cultural em atividade no Paraná, atuando como órgão consultivo da Academia Paranaense de Letras nas ações culturais levadas a efeito no Belvedere, podendo propor estudos, projetos, programas e ações que preservem, valorizem e divulguem a cultura paranaense em seus diferentes aspectos (científico, histórico, literário, artístico e gastronômico), de forma a que seja considerado um laboratório cultural, visando o desenvolvimento do Paraná no setor. Dados presentes no Site do Observatório da Cultura Paranaense (wixsite.com), < https://observatoriocultur0.wixsite.com/website-1 >, onde é possível encontrar outras informações.
Composição da Diretoria Executiva
Presidente – Ernani Buchmann, Academia Paranaense de Letras
Vice-presidente – Joatan de Carvalho, Academia de Letras José de Alencar
Primeira Secretaria – Lilia Souza, Academia Paranaense da Poesia
Segunda Secretaria – Andréa Motta, União Brasileira dos Trovadores, Seção Curitiba
Primeira Tesouraria – Carlyle Popp, Academia Paranaense de Letras Jurídicas
Segunda Tesouraria – Antonio Celso Mendes, Academia de Letras dos Militares
Além de reiterar agradecimentos ao Presidente Ernani Buchmann, nossos agradecimentos a Lilia Souza (Academia Paranaense da Poesia) e Andréa Motta (União Brasileira de Trovadores – Seção Curitiba), pelas presteza e gentileza de sempre.
Presidente da ALCG Neuza Helena Postiglione Mansani
Palavras da Presidente Neuza Helena Postiglione Mansani na reunião de ingresso da Academia de Letras dos Campos Gerais no Observatório da Cultura Paranaense
Esse é um momento de congraçamento entre o Observatório da Cultura Paranaense e a Academia de Letras dos Campos Gerais. Seremos, com nossas personalidades do fazer literário e cultural, um acréscimo a essa entidade de tamanho destaque no Estado do Paraná.
Queremos nós, Acadêmicos e Acadêmicas, as Comissões Campos Gerais e de Memória e Patrimônio, com nossos fazeres investigativos e construtivos, compor com as demais instituições do OCP, não em número, mas em produção para atingirmos o objetivo maior do Observatório da Cultura Paranaense: "O desenvolvimento do Paraná no setor da Cultura." Agradecemos o convite, que a nós foi feito pelo Presidente Ernani Buchmann, e esperamos, tão logo, pós-pandemia, a visita do Sr. Presidente e sua diretoria, lá, em nossa casa: Academia de Letras dos Campos Gerais.
Um coração a cantar
Uma alma a poetar
Seres a humanizar
Numa noite estelar!
Viva, Observatório da Cultura Paranaense!
Viva, Academia de Letras dos Campos Gerais!
Viva a Cultura!