Cronistas revelados pelo projeto Crônicas dos Campos Gerais, desenvolvido pela Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), assim como acadêmicos, escritores, apoiadores e comunidade em geral, deverão prestigiar a solenidade de lançamento da segunda edição do livro Crônicas dos Campos Gerais II, com programa marcado para dia 13 próximo, às 11h, na Biblioteca Central Professor Faris Michaele – Campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Neuza Helena Postiglione Mansani, presidente da ALCG, faz questão de enfatizar a parceria celebrada com a UEPG, com apoio da equipe do reitor Miguel Sanches Neto, desde sua primeira gestão, que viabilizou a publicação das duas edições da obra gerada pelo projeto em questão.
Ao longo da segunda edição do projeto, segundo informa Douglas Passoni de Oliveira, membro integrante da ALCG e coordenador da iniciativa, a realização da Academia de Letras se estendeu entre março de 2021 e junho de 2022, período em que foram recebidos 116 textos e destes selecionados 67 para divulgação na mídia regional e publicação no livro a ser lançado. Desde julho de 2022, o projeto Crônicas dos Campos Gerais vem tendo continuidade em sua terceira edição, contando com o apoio da UEPG, imprensa de Ponta Grossa e região, bem como de confreiras e confrades da ALCG, que, semanalmente, trabalham na avaliação e seleção das crônicas a serem divulgadas.
REVELANDO TALENTOS
Idealizador e primeiro coordenador do projeto mais bem-sucedido da ALCG, o professor e escritor Mário Sérgio de Melo (Cadeira Nº 7) assinala que “a iniciativa surgiu em 2019, com a intenção de fomentar a produção literária e a leitura, incentivar e revelar talentos, estimular o apreço pela cultura popular e erudita regional, divulgar a ALCG e estreitar seu relacionamento com a população da região, aproximando autores, muitas vezes estreantes, do mundo da Academia e vice-versa.” De acordo com ele, o projeto tem alcançado seus objetivos, a Academia e seus membros sentem-se gratificados com sua repercussão, a qualidade dos textos produzidos e o entusiasmo de autores e apoiadores.
Os interessados em participar do projeto poderão enviar suas crônicas para cronicascamposgerais@gmail.com, cujos critérios para avaliação dos textos recebidos incluem tamanho (até 2500 caracteres), criatividade, originalidade, qualidade literária e identidade com a região dos Campos Gerais do Paraná. Os textos selecionados, semanalmente, são postados no blog do projeto https://cronicascamposgerais.blogspot.com/, divulgados na mídia regional e incluídos em livro a ser publicado.
Maria Lúcia Cazarin Bezerra Madruga, diretora da Biblioteca Faris Michaele da UEPG, e Douglas Passoni de Oliveira, coordenador do projeto Crônicas dos Campos Gerais