Com atuação sempre em atividades para a divulgação da literatura e o reconhecimento de valores em sua região de abrangência, “as ‘Academias de Letras’ são instituições importantes no meio artístico-cultural de uma cidade”, segundo ressalta Neuza Helena Postiglione Mansani, presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), ao anunciar que se encontram abertas as inscrições de candidatos para o preenchimento de três vagas como ‘membro efetivo’ da entidade. Até 30 de junho próximo, todos os interessados poderão solicitar sua inscrição por correspondência assinada pelo candidato, dirigida à Academia de Letras dos Campos Gerais, pessoalmente, ou via Correios - Rua XV de Novembro, 512 – Sala 1 – CEP 84.010-020- Ponta Grossa-PR.
Para Neuza Mansani, a importância das ‘Academias de Letras’ se justifica pelo fato de congregar os expoentes locais e regionais, espraiando suas sensibilidades e obras histórico-culturais e literárias, que se destacam pela sua produção e contribuição em projetos de ações que oportunizem o desenvolvimento cultural e a inclusão literária. “A Academia de Letras dos Campos Gerais tem por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, assim como visa promover a excelência da literatura e a vitalidade criativa da língua portuguesa”, esclarece Neuza. Nesse sentido, em relação ao ingresso de novos integrantes, a presidente da Academia espera que “cada um respeite e divulgue o patrimônio cultural-literário do ‘patrono’ e ‘fundador’ das ‘Cadeiras’ que futuros membros venham a ocupar, conforme atuações previstas no Estatuto e Regimento Interno da ALCG.”
SALTOS QUÂNTICOS
Em seus 23 anos de atividades, conforme lembra Neuza Mansani, “a Academia de Letras dos Campos Gerais tem seu olhar voltado para o passado, vivendo plenamente o presente e, ousadamente, busca dar ‘saltos quânticos para o futuro’, abrindo suas portas à comunidade como um todo, especialmente aos pesquisadores, poetas e escritores, que anseiam pela interconexão de ideias com ícones da cultura e da literatura”. No tocante às vagas disponíveis, de acordo com ‘Edital’ expedido em março passado, são as seguintes as ‘Cadeiras’ a serem preenchidas, em razão do falecimento de seus ocupantes: Cadeira nº 23 – Patrono: Jacob Holzmann; Fundador: Paulo Augusto Maluf; 1º Ocupante: Laertes Larocca; Cadeira nº 9 – Patrono: Brasil Pinheiro Machado; Fundador: Guísela Velêda Frey Chamma; e Cadeira nº 27 – Patrono: José Pedro Novaes Rosas; Fundador: Idalina Bueno de Magalhães; 1º Ocupante: Odenir Follador.
Na solicitação de inscrição, o candidato deverá declarar expressamente: a) seu conhecimento e aceitação integral do Estatuto e do Regimento Interno da Academia de Letras dos Campos Gerais; b) seu interesse e capacidade de arcar com os compromissos financeiros decorrentes da condição de Membro Efetivo desta Academia; c) seu interesse e disponibilidade para participar das reuniões e demais atividades da Instituição.
Juntamente com a solicitação da inscrição, o candidato enviará: a) pelo menos dois exemplares das obras, ou parte das obras, que tenha publicado; b) seu curriculum vitae; c) cópias de sua Carteira de Identidade (ou de outro documento oficial de identificação), de seu CPF e ainda de comprovante de seu endereço; deve ainda o candidato informar seu e-mail e seu telefone para contato. Poderão inscrever-se apenas os residentes na região dos Campos Gerais.
Ao inscrever-se, o candidato não indicará a que ‘Cadeira’ pretende concorrer, e estará ciente de que poderá ou não ser eleito para qualquer uma das ‘Cadeiras’ relacionadas no ‘Edital 1/2022’. A escolha do novo membro dar-se-á por eleição secreta, nos termos do Estatuto e do Regimento Interno, em data a ser definida oportunamente.