Membro Benemérito: Darci Piana
Justificativa pela acadêmica Luísa Cristina dos Santos Fontes
Fundadora da Cadeira Nº 5
Darci Piana é vice-governador do estado do Paraná, em segundo mandato. Nascido em Carazinho, Rio Grande do Sul, radicou-se muito cedo no Sudoeste do Paraná, no município de Palmas, mudou-se para Curitiba para cursar faculdade e trabalhar. Formou-se em Economia e Ciências Contábeis. Empresário por décadas do segmento de peças e acessórios para veículos, Piana foi Superintendente Regional da Companhia de Financiamento da Produção, no Paraná, presidente do Paraná Clube, Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios, fundador e primeiro presidente do Sincocred/Cooperativa de Crédito do Sincopeças e presidente do Conselho do Paranacidade.
Desde 2004 é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, onde coordenou por oito anos o Fórum Consultivo Econômico-Social do Mercosul.
Tem quatro livros publicados: Nos passos do comércio, Nas asas do comércio, Liderança E – Exigência para uma sociedade ética e justa, Antologia da Vida Corporativa.
Cidadão Honorário do Estado do Paraná e da cidade de Curitiba, também recebeu este título de outros 20 municípios paranaenses, além de mais de três centenas de outras homenagens e condecorações de entidades e órgãos pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento socioeconômico paranaense e brasileiro.
Casado com Maria José Piana há quase sessenta anos, têm dois filhos: Eduardo Luiz, de saudosa memória, e Patrícia Piana Presas. Seu relicário de afeto.
A atribuição de tal honraria ao notável gestor Senhor Darci Piana é prevista desde a fundação da Academia de Letras dos Campos Gerais. Para tanto, justifiquei o ato com o seu próprio pensamento, expresso em recente reunião com o setor cultural do Estado do Paraná:
“Os artistas e agentes culturais fazem parte do legado do Paraná, são imprescindíveis para a criação de uma identidade paranaense. Por isso é essencial manter esse diálogo e buscar novas parcerias para desenvolver os projetos artísticos e culturais, que também são importantes fontes de geração de empregos e riquezas”, disse (Agência Estadual de Notícias, 3 de dezembro de 2023).
Sempre aberto ao diálogo, notadamente agora para pôr em prática o Plano Estadual de Cultura, para alinhar o plano com as necessidades da comunidade cultural e artística do Estado e com as políticas públicas desta área, o Senhor Darci Piana, com quem tenho contato há quase duas décadas, sempre se destacou por valorizar a cultura do Estado do Paraná, quer na direção do SESC-PR, presidência do Sistema Fecomércio-PR, quer no governo do Estado do Paraná.
Objetivamente destaco:
- O Profice – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná – a distribuir igualitariamente recursos, já que metade do valor do edital foi para projetos desenvolvidos no interior do Paraná. Nas edições anteriores, mais de 80% do recurso acabava ficando em Curitiba.
- O diálogo com o setor foi reforçado. A superintendência da Cultura promoveu audiências públicas em todas as regiões histórico-culturais do Paraná, inclusive aqui em Ponta Grossa, com a participação de diferentes áreas culturais. Entre as propostas apresentadas nas audiências, e que já está em andamento, está a capacitação de gestores, produtores e conselheiros culturais paranaenses. O Governo do Estado oferece 2 mil vagas para cursos de extensão e pós-graduação – mil para gestores e mil para produtores – que estão sendo oferecidas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, na modalidade de ensino a distância.
- Em Ponta Grossa, ainda, destaco a edificação da histórica Estação Saudade que foi restaurada criteriosamente, e hoje o SESC Estação Saudade é uma unidade cultural consagrada nos Campos Gerais do Paraná, com uma agenda cultural e educacional notável. Sua biblioteca democraticamente tem se destacado por inúmeros lançamentos de livros, promoção de cursos, por abrigar grupos de leitura, pelos mais diversos eventos literários com escritores “prata da casa” e outros de renome nacional e internacional.
- O escritor Darci Piana sucede nossa Presidente Fundadora Leonilda Hilgenberg Justus na Cadeira 29, da Academia Paranaense de Letras. Por tanto, e por reconhecer suas qualidades literárias e de produtora cultural, abraçou o projeto de realização de sua biografia e hoje, novamente, após criteriosa avaliação da concepção do projeto, e referendando a filiação existente entre Academia Paranaense de Letras e Academia de Letras dos Campos Gerais (a respeito, lembro-me de seu discurso, na inauguração do SESC Estação Saudade, em que tais relações foram frisadas pelo Vice-Governador.), presenteia os Campos Gerais do Paraná com a publicação de nosso Memorial ao Bicentenário de Ponta Grossa e Jaguariaíva – Edição Comemorativa, e, ainda, honrou-nos participando como escritor das duas obras. A significativa tiragem será distribuída em diversas bibliotecas nacionais.
Por fim, o que a atribuição desse mérito expressa é, sim, o reconhecimento da Academia de Letras dos Campos Gerais às ações que, pela generosidade e coragem política, foram conduzidas. Agradecimento sobretudo pelos benefícios que esta ação gera a todos os envolvidos em cultura e seus precedentes.
Compreendemos e reconhecemos a relevância das ações do Senhor Darci Piana para com o país, com o Estado e com a Academia, e também entendemos que, ao auferir o título, estamos dando um sinal muito claro de que a Academia reconhece os benefícios causados por essas ações como uma conquista e uma realidade pela qual estará disposta a lutar para manter. A Academia de Letras dos Campos Gerais soleniza com a atribuição do Título de Membro Benemérito o nosso reconhecimento.
(Ponta Grossa, 20 de março de 2024, Clube Ponta-Lagoa, Espaço By Night)