Membro Honorário: Maria do Rosário Knechtel
Justificativa pelo acadêmico Sérgio Monteiro Zan, Fundador da Cadeira Nº 20 e Orador
A Academia de Letras dos Campos Gerais tem a grande satisfação de conceder à ilustre Professora Maria do Rosário Kapp Knechtel o título de Membro Honorário da instituição, no âmbito das comemorações do seu 25° ano de existência efetiva.
A proposta de concessão desse título, de nossa iniciativa, foi aprovada por unanimidade em assembleia acadêmica.
A Professora Maria do Rosário, cujos passos iniciais na área da Educação e da Sociologia foram dados profissionalmente em Ponta Grossa, cidade pela qual ela sempre guardou grande afeto, aqui deixou uma plêiade de alunos que a recordam com admiração e respeito.
Transferiu-se depois para Curitiba, onde se graduara pela Universidade Federal do Paraná. Mais tarde, doutorou-se em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria.
É livre docente em Sociologia da Educação. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE-UFPR).
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, interdisciplinaridade, ensino superior, educação permanente inter-idades, multiculturalismo e políticas sociais.
Possui livre docência em Sociologia da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.
Pós-Doutorado: Universidades de Berlim e de Karlsruhe, FU BERLIM, Alemanha.
Pós-Doutorado: Universidad Nacional de Educación a Distancia, UNED, Espanha. Educação Permanente.
Possui vínculo institucional com:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil; International Association for Dialogue Analysis, IADA, Finlândia (Pesquisadora senior)
Exerce atividades de professora pesquisadora na UFPR, na área de Epistemologia Ambiental e vem coordenando e executando um sem número de projetos de pesquisa.
Desde 2002 é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira. Recebeu em 2004 Menção Honrosa e Reconhecimento de Professor Fundador do Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento/UFPR.
Ocupa desde 2006 a cadeira número 30 da Academia Feminina de Letras do Paraná.
Seu currículo riquíssimo, quase impossível de ser resumido, inclui a publicação de artigos em periódicos, vários livros editados e organizados, capítulos de livros, trabalhos completos em anais de congressos, entre outras incontáveis contribuições bibliográficas.
Participou de diversos eventos, congressos, exposições e feiras no Brasil e no exterior. E, ao longo de vários anos de trabalho ativo e incansável, vem orientando uma expressiva quantidade de monografias, dissertações e teses.
A Academia de Letras dos Campos Gerais, além de homenagear a brilhante Professora, sente-se ela própria homenageada pela sua presença.