Livros
Detalhe

Memorial do Bicentenário, o livro - Jubileu de Prata

Memorial do Bicentenário, o livro
Luísa Cristina dos Santos Fontes
Fundadora da Cadeira Nº. 5

Aqui está! O livro Memorial do Bicentenário de Ponta Grossa e Jaguariaíva, Edição comemorativa! Há dois anos e meio, a Academia de Letras dos Campos Gerais, com vistas à celebração dos duzentos anos das cidades de Ponta Grossa e Jaguariaíva, começou a organizar a sua décima segunda antologia.

Regularmente, desde a sua fundação, a academia publica a cada dois anos uma coletânea com textos de nossos escritores (patronos, fundadores, ocupantes e alguns poucos convidados).

Incentivados pela nossa Presidente Neuza Helena, concebemos uma obra diferenciada para assinalar essa trajetória de êxito. Para tanto, contamos com a aquiescência entusiasmada dos acadêmicos. Assim, com uma temática centrada na cidade literária, histórias concisas desses duzentos anos são registradas nos mais variados gêneros – poesia, crônica, ensaio histórico, literário, discurso, biografia, depoimento, álbum de fotografias, tradução, gêneros híbridos...

Um senhor memorial!

A reflexão dos nossos acadêmicos versou sobre a pré-história, a história, o presente e a projeção, o salto quântico que propomos para o futuro pelo mosaico que conformamos na união das propostas.

Foram muitas reuniões, muitas conversas, alinhamentos... enfim, diferentemente das edições anteriores, queríamos que essa publicação fosse presenteada aos acadêmicos. Para viabilizá-la, mostramos a nossa proposta para vários gestores, para vários possíveis patrocinadores... 

Ao apresentar o “boneco” ao Vice-governador Darci Piana, percebemos o imediato encantamento no folhear das primeiras páginas – os holandeses e austríacos em Ponta Grossa, a entomologia nos Campos Gerais, o Senhor da Pedra Fria, o reconhecimento de famílias da região – a imediata compreensão dos méritos de nossa proposta: os duzentos anos de duas importantes cidades do Paraná, em belíssimas imagens e suas melhores palavras. Coincidentemente os 25 anos da Academia de Letras dos Campos Gerais.

O projeto continuou a circular. Outros tantos encontros... Cada acadêmico selecionou o seu melhor para participar. A obra, assumo, não tenho dúvidas, será uma referência no assunto.

Enfim, e a capa?

Como escolher uma capa que simbolizasse todo o conteúdo da obra?

Jacobus van Wilpe!

Sim, um holandês, nascido em Haia, que escolheu migrar para os Campos Gerais do Paraná no início do século XX e aqui permaneceu. Nossa história, nossa beleza cênica e o melhor de nossos talentos.

Os nossos agradecimentos a Renato van Wilpe Bach, médico, professor da UEPG e neto de Jacobus van Wilpe, por permitir o uso da imagem em nossa capa e ainda contar um pouquinho da biografia de seu admirável avô em nosso Memorial.

Bem, os agradecimentos são muitos:

aos 23 acadêmicos que confiaram na proposta encaminhando os seus textos;
aos acadêmicos que participaram de outras maneiras da organização do livro;
aos escritores convidados pela disponibilidade;
ao fotógrafo Edison Luiz Brabicoski, fotógrafo da Academia desde 1999, presença inestimável já que falamos de memória;
à equipe do SESC PR, Núcleo de Comunicação e Marketing; 
todos devidamente inscritos nessa história. 
Ao Sr. Ernani Buchmann, por tudo, mais uma vez, muito obrigada!
Por fim, ao Sr. Darci Piana, por valorizar a literatura e a cultura dos Campos Gerais do Paraná, nosso agradecimento.

Detalhe

x