Livros
Detalhe

Reunião Ordinária em Jaguariaíva/PR

No último sábado (26), o município sediou a terceira reunião da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), dentro do projeto de realizar os encontros de forma itinerante nos municípios com representatividade na casa.

A reunião foi realizada nas dependências da Casa da Cultura “Professor Dr. João Batista da Cruz” e contou com a considerável participação de treze acadêmicos que foram recepcionados pelo historiador jaguariaivense e vice-presidente Rafael Gustavo Pomim Lopes.

Iniciada pela presidente da ALCG, professora Neuza Helena Postiglione Mansani, com um belíssimo discurso, a reunião prosseguiu conduzida pelo vice Rafael Pomim, seguida do discurso irretocável do Diretor de Cultura professor Vinícius Schadner Pereira, que na ocasião, representou a Prefeita Alcione Lemos.

Na seqüência, os presentes puderam desfrutar da notável participação da cantora Letícia Miranda, popularmente conhecida como “Letícia da Viola”, que apresentou o “Hino dos Campos Gerais”, de autoria de Álvaro Bueno Filho, e também dos acadêmicos: Luísa Cristina dos Santos que fez um breve histórico sobre a instituição; Douglas Passoni de Oliveira que leu a crônica “Entre civis & combatentes: De como cidade provinciana se levantou primeiro” de autoria da escritora Maria de Lourdes Osternach Pedroso, que narra um episódio da Revolução de 1930 em Jaguariaíva e de Arnoldo Monteiro Bach que explanou sobre o livro “Porcadeiros” de sua autoria, destacando os fragmentos sobre o período de atividades do Frigorífico Matarazzo no município.

Para finalizar, o anfitrião Rafael Pomim, proferiu a palestra de sua autoria: “Entre o causo e a memória: Jaguariaíva duzentos anos de muita história”, arrancando consideráveis gargalhadas e aplausos dos presentes.

CITY TOUR

Ainda como parte da programação, os acadêmicos e seus familiares, participaram de um city tour com o ônibus “Jaguariaíva Turística”, visitando o Parque Estadual do Vale do Codó, onde se encontram as lindas quedas d’água do Lago Azul, Véu da Noiva e Andorinhas, bem como visitaram a sede da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (SETMA) e o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria. Ficando todos maravilhados com a beleza natural e o patrimônio histórico-cultural do município.

HOMENAGEM PARA ACADEMIA

Na oportunidade, como uma forma de marcar o momento histórico para cultura jaguariaivense, a vereadora Juliana de Almeida Langner, entregou a Moção de Aplauso de sua autoria, a qual parabeniza e aplaude a instituição, expressando seu reconhecimento e gratidão pela Academia de Letras dos Campos Gerais em reconhecimento aos relevantes trabalhos de seus membros, que tem como finalidade o cultivo, o estudo, a preservação e divulgação do vernáculo e da literatura na expressão, na fala e na escrita em todos os seus aspectos, contribuindo assim de forma significativa para o desenvolvimento cultural de todo o Estado do Paraná.

x