Livros
Detalhe

Semana acadêmica

Na semana passada, dia 6 de outubro, efetivou-se a eleição para a escolha de três escritores para preenchimento das três cadeiras declaradas vagas pelo falecimento dos nossos tão importantes acadêmicos Laertes Larocca (Cadeira N. 23), Guísela Velêda Frey Chamma (Cadeira N. 9) e Odenir Follador (Cadeira N. 27). A Assembleia Geral ocorreu no Auditório do Edifício Boulevard Center. Durante quarenta dias, os currículos e obras encaminhados pelos candidatos estiveram disponíveis na Biblioteca Paranista Eno Theodoro Wanke para conhecimento dos acadêmicos. Foram recebidas e homologadas doze inscrições.

Agradecemos a todos. Parabenizamos os eleitos, que serão empossados em solenidade no próximo mês de março.

Cadeira nº. 23 – Esméria de Lourdes Saveli – 2º. Ocupante

Cadeira nº. 9 – Carlos Mendes Fontes Neto – 1º. Ocupante

Cadeira nº. 27 – Marcelo Derbli Schafranski – 2º. Ocupante

Nossas saudades e louvores aos dignos acadêmicos Laertes Larocca e Odenir Follador e à acadêmica Guísela Velêda Frey Chamma.

Parabéns, acadêmicos e acadêmicas que participaram da eleição do ano 2022 da nossa Academia! A participação de forma presencial ou por correspondência foi significativa. Parabéns, confrades e confreiras que participaram dos trabalhos de organização da eleição!

Parabéns, Academia de Letras dos Campos Gerais que passará a ter todas as suas 40 cadeiras ocupadas! Viva a Academia de Letras dos Campos Gerais!

Celebração

Em 27 de julho de 2020, a então Presidente Renata Regis Florisbelo, presidiu a cerimônia de posse das acadêmicas Alessandra Perrinchelli Bucholdz e Maria Vilma Rodrigues Nadal, pela Plataforma Google Meet. Eleitas no final de 2019, como já é tradição acadêmica, seriam empossadas em solenidade no dia 20 de março de 2020, data de aniversário da Academia. Mas... tinha uma pandemia no meio do caminho...

Assim, ao longo dos mais de vinte anos da Academia de Letras dos Campos Gerais, pela primeira vez, a celebração pela posse das duas escritoras, junto a demais acadêmicos, amigos e familiares, aconteceu mais de dois anos depois. As acadêmicas Alessandra e Maria Vilma já honram a cadeira patronímica que ocupam, Cadeiras nº. 35 e 31, respectivamente. A cerimônia, das mais significativas, foi organizada com a competência de sempre da Presidente Neuza Helena Postiglione Mansani. [Fotos de Edison Luiz Brabicoski]

Autor: Luísa Cristina dos Santos Fontes
x