Detalhe

Cadeira 36

Aída Mansani Lavalle

Fundador

A professora Aída Mansani Lavalle e a Universidade Estadual de Ponta Grossa têm uma longa história comum, pois esta instituição foi seu espaço privilegiado de atuação profissional, como professora e pesquisadora, por outro lado, a instituição cresceu e se fortaleceu em virtude das suas ações administrativas. Em décadas dedicadas ao ensino e pesquisa na UEPG, Aída Mansani Lavalle promoveu ações fundamentais para a consolidação da historiografia ponta-grossense e paranaense no cenário nacional, fortalecendo e profissionalizando os estudos de história regional.

Publicou dezenas de trabalhos, no Brasil e no exterior, e também livros que são referenciais a historiadores e pesquisadores. A madeira na economia paranaense é o título de sua dissertação de mestrado (UFPR), trabalho orientado pelo Prof. Brasil Pinheiro Machado. Análise quantitativa das tropas passadas no registro do Rio Negro (1830-1854), de 1974, é sua Tese (Livre Docência), também pela UFPR.

Destaca-se, em suas ações profissionais, a luta pela preservação e divulgação das fontes primárias paranaenses. Em várias oportunidades, a professora Aída denunciou o descuido generalizado com os acervos documentais no Brasil, bem como atuou de forma decisiva na defesa de nosso patrimônio.

Aída Mansani Lavalle é autora de vários livros já publicados. Dentre eles consta A madeira na economia paranaense, Da floresta ao asfalto, Germania-Guaíra – um século de sociedade na memória de Ponta Grossa, Um clube na colina – o Clube Ponta-Lagoa, Uma barreira no caminho das tropas – o registro do Rio Negro, A Fazenda Estrela... Os dois últimos, um de História, outro, Ficção, servem como paradigma de uma discussão muito atual sobre quão tênue é a linha que separa ficção e história, lembra a sua confreira Profa. Dra. Luísa Cristina dos Santos Fontes.

Tomou posse na Academia de Letras dos Campos Gerais em 2 de junho de 1999, como fundadora da cadeira nº 36, em cerimônia realizada no Clube Pontagrossense, sendo recepcionada por Túlio Vargas, presidente da Academia Paranaense de Letras. Presidiu a Academia de Letras dos Campos Gerais na Gestão 2015-2017.

É casada com o dentista Prof. Luiz Carlos Lavalle, com quem tem os filhos: Luiz Carlos Filho, Luiz Marcelo, Luiz Augusto e Luiz Guilherme.

x