Detalhe

Cadeira 36

Osvaldo Pilotto

Patrono

Osvaldo Pilotto nasceu em Ponta Grossa, a 27de janeiro de 1901, filho de Egídio Pilotto e Luísa SelmerPilotto. Professor, engenheiro agrônomo e engenheiro civil, deu ênfase ao magistério, tendo sido diretor, por muitos anos, da antiga Escola Normal, hoje Instituto de Educação, em Curitiba. Lecionou, igualmente, na Universidade Federal do Paraná, a única existente à época.

Na literatura, inclinou-se pela história, cujos temas foram objetos de seu artigos e ensaios publicados na imprensa. Soube cultuar o paranismo com extrema paixão. Seus talentos foram aproveitados pelo governo, que lhe confiou a direção da Escola de Belas Artes e a Biblioteca Pública, nas quais sua atuação pautou-se pela defesa intransigente dos interesses paranaenses. Tornou-se membro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Presidente do Conselho Regional de Técnicos em Administração.

De 1960 a 1970, foi presidente da Academia Paranaense de Letras. Integrou ainda, diversas gestões da diretoria do Centro de Letras do Paraná e de outras entidades do gênero. Da sua bibliografia constam as publicações seguintes: Cem anos de Imprensa no Paraná, Biografia de Gabriel de Lara, Sinopse Histórica do Paraná, biografias de Júlia Wanderley, Antônio Rebouças, Ernesto Luiz de Oliveira, João Rodrigues Becker y Silva, Rocha Pombo, Manoel Eufrásio Correa, Barão do Cerro Azul e de Plácido de Castro, o libertador do Acre; Notas e Achegas ao Catálogo de Jornais do Paraná, Paranaguá na Imprensa, além de outros títulos. Sua obra sobre história ainda não foi reunida inteiramente em livros. Faleceu em Curitiba, no dia 29 de maio de 1993.

Legendas das imagens

1 e 5. O ponta-grossense Osvaldo Pilotto. Foto do acervo da Academia de Letras dos Campos Gerais.

2. Capa do livro “Cem anos de Imprensa no Paraná; 1854-1954”, de Osvaldo Pilotto, edição do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense, publicado em 1976. Volume 1 da Estante Paranista do Instituto.

3. Revista “Rumo Paranaense”, publicou sobre Osvaldo Pilotto em diversas de suas páginas no Nº. 56, de 1978.

4. Osvaldo Pilotto e seu irmão Valfrido Pilotto na revista “Rumo Paranaense”, 1978, Nº. 56, p. 8.

6 e 10. Capa da Biobibliografia da Academia Paranaense de Letras. Osvaldo Pilotto é o 2º Ocupante da Cadeira Nº. 2 da APL e presidiu a instituição de 1966 a 1970.

7. O Engenheiro (Civil e Agrônomo) Osvaldo Pilotto foi Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná em 1939, 1940 e 1944 a 1949. 

8. Assinatura e carimbo de Osvaldo Pilotto, na página de rosto do livro “Chorographia do Paraná”, de Sebastião Paraná (1899, Typ. da Livraria Economica, Coritiba). 

9. Hemeroteca do Professor Osvaldo Piloto, no Museu Paranaense. https://www.museuparanaense.pr.gov.br/Pagina/Hemeroteca-do-Professor-Osvaldo-Piloto
 

x