Cadeira 35
Fundador
Médico e escritor, Alberto Olavo de Carvalho nasceu em Ponta Grossa, no dia 16 de fevereiro de 1945, filho de Olavo Alberto de Carvalho (também escritor, patrono de sua Cadeira na ALCG) e de Aline Thomaszeck de Carvalho.
Iniciou seus estudos no Educandário Anchieta (Ponta Grossa); após, estudou no Instituto Mackenzie (São Paulo/SP), e fez seu curso superior na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, formando-se em 1968, com residência médica (ginecologia e obstetrícia) no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.
As atividades profissionais e comunitárias do Dr. Tim, como era conhecido, foram muitas, e entre elas podem ser citadas: Diretor Clínico do Hospital Evangélico de Ponta Grossa; Secretário Municipal de Saúde e Bem Estar Social, na gestões dos prefeitos Luiz Carlos Zuk e Pedro Wosgrau Filho; Presidente do Rotary Clube de Ponta Grossa; Presidente da Fundação Municipal Pronto Socorro; Presidente da Fundação de Integração Rotária “Albary Guimarães”; Presidente da Fundação Promover; Presidente da Fundação do Idoso; Vice-presidente da Fundação Pró Amor; Presidente da UNIMED Ponta Grossa; e Conselheiro da Federação das Unimeds do Paraná.
Tomou posse na Academia de Letras dos Campos Gerais em 2 de junho de 1999, como fundador da cadeira nº 35, em cerimônia realizada no Clube Pontagrossense, sendo recepcionado por Túlio Vargas, presidente da Academia Paranaense de Letras.
Possui inúmeras publicações, com destaque especial para os livros Não corra atrás das borboletas (contos), Estamos todos aqui (contos e crônicas), Há uma vaga na mesa de jantar (romance), O violino e a espingarda (romance biográfico), O sorriso do gato (contos), Uma grande família (memórias, contos) e Caipiranaense: o dialeto paranaense (linguagem paranaense), obra em que apresenta e analisa vários aspectos peculiares do português usado no Paraná.
Em 2017, foi homenageado pelo Rotary Clube de Ponta Grossa com uma placa de mérito pelos anos de trabalho dedicados ao clube, assim como, eleito para o Conselho Fiscal da Unimed Ponta Grossa.
O notável médico e escritor faleceu logo depois, em 28 de julho de 2018. Em outubro do mesmo ano, foi homenageado “in memoriam”, pelo CRM/PR.