Detalhe

Cadeira 35

Olavo Alberto de Carvalho

Patrono

Olavo Alberto de Carvalho,nascido em Prudentópolis, Paraná, em 8 de dezembro de 1914 e falecido em Ponta Grossa, no dia 16 de setembro de 1996, fez suas primeiras letras no Grupo Escolar Barão de Capanema, na cidade natal, cursando o secundário no Ginásio Regente Feijó. Formou-se, depois, em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná. Professor no Ginásio Regente Feijó e na Faculdade de Odontologia da UEPG, desportista, um dos fundadores da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, da qual fez parte como violinista; empresário de sucesso, construiu o primeiro “arranha-céu” de Ponta Grossa, o Edifício “Marieta”, com doze andares, inaugurado em 1961.

Homem devotado ao Rotary Clube, do qual foi, inclusive, Governador. Poeta e prosador, dono de um arsenal inesgotável de interessantes histórias, escreveu dois livros: Meu Paraná Provinciano e Balaio de Cavacos, traduzindo, ainda, Meu Caminho para Rotary, de Paul Harris.

Legendas das imagens

1 e 5. Capa do livro “Meu Paraná provinciano – histórias com chiste”, de Olavo Alberto de Carvalho. Edição do autor, 1982. Acervo da Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke.
2. Monumento “O violino e a espingarda”. Praça Olavo de Carvalho, entre as ruas Ermelino de Leão e Jacob Holzmann, prolongamento do Complexo Ambiental Manoel Ribas. O homenageado foi dentista, escritor, músico e sócio do Clube de Caça e Pesca de Ponta Grossa. Foto de Luísa Cristina dos Santos Fontes. 
3. Capa do livro “Balaio de cavacos”, de Olavo Alberto de Carvalho. Edição do autor, 1982. Acervo da Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke.
4. Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho, promovida pelo Rotary Club de Ponta Grossa. Projeto realizado há 67 anos. As provas são elaboradas em parceria com a Secretaria de Educação de Ponta Grossa, com alto padrão e rigor de sigilo. São aplicadas em Ponta Grossa (400 alunos) e cidades da região (Carambeí, Piraí do Sul, Palmeira, Castro, Inácio Martins, Tibagi e Ipiranga). Nesses municípios a soma de alunos atingidos é de 400 também. Dados colhidos em 2023.
6 e 10. Olavo Alberto de Carvalho. Acervo da Academia de Letras dos Campos Gerais.
7. Posse de Alberto Olavo de Carvalho, seu filho, como Fundador da Cadeira 35 da Academia de Letras dos Campos Gerais. Foi empossado em solenidade no dia 2 de junho de 1999, no Clube Pontagrossense, recepcionado por Tulio Vargas, Presidente da Academia Paranaense de Letras. 
8. Olavo Alberto de Carvalho em fotografia do Foto Elite. 
9. Capa do livro “O violino e a espingarda”, de Alberto Olavo de Carvalho. Edição Rotim, sem data. Acervo da Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke.
 

x