Detalhe

Cadeira 12

Daily Luiz Wambier

Patrono

Patrono da Cadeira nº 12 da Academia de Letras dos Campos Gerais, Daily Luiz Wambier nasceu em Ponta Grossa, no dia 11 de junho de 1908, filho de Manoel Wambier e Maria Riesemberg Wambier. Casou-se com Carmen Rodrigues Wambier, e é pai do jurista Luiz Rodrigues Wambier, Membro Fundador desta Academia.

Foi ferroviário, jornalista e político. Por duas legislaturas, de 1951 a 1959, foi vereador em Ponta Grossa; também por duas vezes, de 1957 a 1959, exerceu a presidência do Legislativo Municipal. Como jornalista, foi redator do Jornal do Paraná e do Jornal da Manhã, onde também manteve uma coluna diária chamada Ideias e Opiniões; foi secretário e redator do jornal Tapejara, informativo oficial do Centro Cultural Euclides da Cunha; também colaborou nos jornais O Dia, Gazeta do Povo e Correio dos Ferroviários, além de ter escrito para a Rádio Difusora e para a Rádio Clube, antiga PRJ2.

Em 1950 publicou o livro Prelúdio, de crônicas, obra premiada no Concurso de Livros de 1949, do Centro de Letras do Paraná. Publicou ainda a tese rotária Como Tornar Efetivo o Trabalho do Clube (1950). Ao falecer, deixou inacabada e inédita a sua História de Ponta Grossa. Em 1984, a UEPG publicou postumamente seu livro Crônicas e Discursos, com Prefácio da acadêmica Aída Mansani Lavalle.

Participou ativamente dos trabalhos do Rotary Club, e dos Clubes Guaíra e Pontagrossense, além de ter sido um dos principais gestores da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. Teve ainda efetiva atuação em entidades diversas, tais como Aero Clube, Jockey Clube, Hospital Infantil Getúlio Vargas, Instituto Pasteur e Centro Cultural Euclides da Cunha.

Quando faleceu, em 14 de setembro de 1965, ocupava o cargo de diretor-tesoureiro da Cooperativa Mista 26 de Outubro.

Legendas das imagens

1 e 5. Foto de Daily Luiz Wambier na Galeria de Ex-Presidentes da Câmara Municipal de Vereadores de Ponta Grossa. 23-11-1957 a 21-11-1958. Disponível no site da instituição. Foi Vereador em duas legislaturas, de 1951 a 1959.

2. Capa do livro Prelúdio - Crônicas, de Daily Luiz Wambier. Obra premiada pelo Centro de Letras do Paraná. 1950. Acervo da Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke.

3 e 7. Capa do livro Crônicas e discursos, de Daily Luiz Wambier. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa/Imprensa Universitária. Cadernos Universitários nº. 24, 1984.

4. Homenagem: Nominação de Rua. Placa da Rua Daily Luiz Wambier, Bairro Órfãs, em Ponta Grossa/PR. Foto de Luísa Cristina dos Santos Fontes.

6 e 10. Foto de Daily Luiz Wambier. No livro: Crônicas e discursos, de Daily Luiz Wambier. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa/Imprensa Universitária. Cadernos Universitários nº. 24, 1984. p. 3.

8. Jornal Tapejara. Ponta Grossa, 21 de setembro de 1959. “Euclides é eterno”, de Daily Luiz Wambier, p. 1. Acervo do Museu Campos Gerais, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Daily Luiz Wambier publicou muito no Tapejara e em outros jornais.

9. Luiz Rodrigues Wambier, filho de Daily Luiz Wambier, Fundador da Cadeira Nº. 12 da Academia de Letras dos Campos Gerais. Foto do acervo de Luiz R. Wambier.
 

x