Cadeira 12
Fundador
Natural de Ponta Grossa, é filho de Carmen Rodrigues Wambier e do jornalista Daily Luiz Wambier, o Patrono da Cadeira nº 12 da Academia de Letras dos Campos Gerais. Casou-se com Teresa Celina de Arruda Alvim Wambier, e é pai de João Paulo, Belisa e Pedro.
Advogado, professor e escritor, é sócio fundador do escritório de advocacia Wambier & Arruda Alvim Wambier, que atua em diversas áreas do Direito, e tem sede em diversas cidades do Brasil. É formado em Direito pela UEPG, Mestre em Direito das Relações Sociais pela UEL e Doutor em Direito Processual Civil pela PUC-SP.
Seu currículo abriga ainda a condição de professor do Departamento de Direito da UEPG, da Escola Superior de Magistratura do Ceará, dos cursos de especialização da PUC-SP, da UNIPAR, da Universidade de Ribeirão Preto e do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Além da ALCG, é membro de diversas instituições: Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), Instituto Ibero-Americano de Direito Processual (IIDP), Instituto Panamericano de Direito Processual (IPDP), Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ), Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Conselho Consultivo da Câmara de Arbitragem das Indústrias do Estado do Paraná (CAIEP), conselho consultivo da Editora Revista dos Tribunais, conselho de redação da Revista de Processo (RePro) da Editora Revista dos Tribunais, conselho editorial da Revista Jurídica, Porto Alegre (RS), conselho editorial da Revista Brasileira de Direito Processual, Belo Horizonte (MG), e do conselho editorial consultivo nacional da Revista do Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Tem inúmeros artigos jurídicos e textos literários publicados em diversos órgãos da imprensa. Igualmente, é autor de muitos capítulos de obras coletivas e de publicações em anais de congressos.
Individualmente ou em colaboração com outros autores, organizou e escreveu vários livros já publicados, alguns com várias edições. Entre suas obras estão Liquidação do dano (aspectos substanciais e processuais), Tutela jurisdicional das liberdades públicas, Liquidação de sentença, Curso avançado de processo civil (Volumes I, II e III), Breves comentários à 2ª fase da reforma do código de processo civil, Reforma do judiciário: primeiras reflexões sobre a emenda constitucional n. 45/2004, Breves comentários à nova sistemática processual civil, Sentença civil: liquidação e cumprimento, Pareceres: processo civil e Tratado Jurisprudencial e Doutrinário - Direito Processual Civil.
Alguns de seus livros já se tornaram clássicos nos estudos do Direito, razão pela qual Luiz Rodrigues Wambier é considerado um dos principais autores de obras jurídicas em nosso país.
Tomou posse na Academia de Letras dos Campos Gerais em 2 de junho de 1999 como fundador da cadeira nº 12, em cerimônia realizada no Clube Pontagrossense, sendo recepcionado por Túlio Vargas, presidente da Academia Paranaense de Letras. Na ocasião, proferiu discurso em nome de todos os Acadêmicos fundadores.