Cadeira 40
1ºOcupante
Nascido em Ponta Grossa, Paraná, em 23 de março de 1957, filho de Guaracy Paraná Vieira (patrono da cadeira 20 da ALCG) e de Célia Madalosso Vieira, desde muito cedo tomou gosto pela leitura e pela escrita, inspirado por ver e acompanhar o pai na arte de produzir textos para rádios e jornais.
Ingressou na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), como acadêmico, através do curso de Licenciatura em Letras – Português/Francês, tendo, também, cursado Ciências Econômicas e Administração.
Mas foi pelo curso de Letras que se firmou como profissional da educação. Concluída a Licenciatura, partiu para cursos de pós-graduação, tendo realizado Especialização em Língua Portuguesa e Especialização em Redação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); posteriormente, cursou Especialização em Metodologia do Ensino Tecnológico no Cefet-PR onde cursou Especialização em Auditoria e Gestão da Qualidade. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), cursou Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia - área de concentração: Ciência, Tecnologia e Ensino.
Profissionalmente, exerceu funções administrativas na UEPG, atuando, principalmente, na Assessoria de Comunicação Social e, mesmo antes de receber o grau de Licenciado, já atuava no magistério, tendo lecionado no Curso e Colégio Sepam, Faculdade Cristo Rei e atualmente, na UTFPR, onde está desde 1995. Perfazendo mais de 30 anos de magistério da Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Redação e disciplinas afins, além de Metodologia Científica e Gestão da Qualidade.
Após o falecimento do seu pai, Guaracy Paraná Vieira (jornalista Vieira Filho) em 1991, assumiu a redação da crônica diária “Perfis da Cidade”, a partir de 26 de junho de 1992, na Rádio Clube Ponta-grossense, tendo, também escrito para as rádios Difusora, Central do Paraná e CBN, com o pseudônimo Vieira Neto. No período de 1998 e 2004, esteve presente com crônicas nas três primeiras rádios acima mencionadas, diariamente. Com esta produção diária, ao longo de 27 anos, é autor de mais de 8500 textos.
Foi eleito para a Academia de Letras dos Campos Gerais em 02 de dezembro de 2013 e tomou posse em 31 de março de 2014 como primeiro ocupante da cadeira nº 40, no Restaurante La Gôndola, sendo recepcionado por Sérgio Monteiro Zan. É membro do Movimento Nacional Elos Literários, da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes e do Centro Cultural Professor Faris Michaele. Na ALCG, ocupou o cargo de Secretário-Geral da Gestão 2019⁄2021.
Fonte: ZAN, Sérgio Monteiro Zan. Flávio Madalosso Vieira. In: FONTES, Luísa Cristina dos Santos; CHERES, Luiz Fernando; ZAN, Sérgio Monteiro (Orgs.) Biobibliografia da Academia de Letras dos Campos Gerais: Ponta Grossa: Planeta, 2015. p. 270-271.