Detalhe

Cadeira 34

Ivo José Both

Fundador

Nascido no município de Três de Maio, Rio Grande do Sul, é licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Fez especialização em Planejamento Educacional e em Administração Hospitalar, ambos pela UEPG. O curso de Mestrado em Educação, na área de Planejamento Educacional, se deu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez Doutorado em Educação, na área de Política Educacional, na Universidade do Minho, em Portugal.

É membro do Conselho Editorial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER, é professor titular em cursos de graduação e de pós-graduação. Pesquisador e escritor; atua no Núcleo de Avaliação da Aprendizagem de Educação a Distância; é Presidente do Conselho Editorial da Editora IBPEX. No MEC é avaliador de cursos e avaliador institucional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos temas de avaliação da aprendizagem, educação, instituição, ensino a distância e qualidade. Foi Pró-Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, bem como Diretor Acadêmico da Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER, PR.

Desde 1976, desempenhou funções administrativas e docentes na UEPG. Entre elas, a de Coordenador do Curso de Mestrado em Educação e a Presidência do Programa de Avaliação Institucional, além da participação no Comitê local do Programa de Iniciação Científica do CNPq/MEC. Como Presidente ou Membro Efetivo, participou de inúmeras bancas de Mestrado e Doutorado.

Já exerceu inúmeras consultorias, como à SESu/MEC, no Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB; assim também, a Universidade Regional de Blumenau e a Universidade Estadual de Montes Claros receberam sua consultoria no programa de avaliação institucional.

Como tutor e orientador, atua na Cátedra UNESCO/UNB de educação a distância, em curso de especialização em avaliação do ensino-aprendizagem e institucional, orientando monografias.

Tem dezenas de obras publicadas, entre elas: Avaliação: voz da consciência da aprendizagem (Ed. IBPEX); Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina (Ed IBPEX); Municipalização da Educação: uma Contribuição Para um Novo Paradigma de Gestão do Ensino Fundamental (Ed. Papirus); e A Pedagogia Face ao Mercado de Trabalho (UEPG).

Tomou posse na Academia de Letras dos Campos Gerais em 2 de junho de 1999, como fundador da cadeira nº 34, em cerimônia realizada no Clube Pontagrossense, sendo recepcionado por Túlio Vargas, presidente da Academia Paranaense de Letras.

x