Detalhe
Foto

Cadeira 34

Nestor Erichsen Guimarães

Patrono

Patrono da Cadeira nº. 34 da Academia Letras dos Campos Gerais, filho de Osório Ribas Guimarães e Emília Erichsen Guimarães, nasceu na cidade de Ponta Grossa, em 2 de dezembro de 1907. É bisneto de Emília Braziliana de Fagundes Erichsen, que empresta nome a outra Cadeira da ALCG. Seus primeiros estudos foram em Ponta Grossa. Em Curitiba, ainda jovem, iniciou sua carreira jornalística, que mais tarde abandonaria, já em Santo Antônio da Platina, para exercer atividade no comércio.

Fez brilhante carreira no jornalismo gaúcho, dirigindo, inclusive, o Correio do Povo, de Porto Alegre. Foi ainda Presidente da Associação de Imprensa do Rio Grande do Sul. Além do Correio do Povo, publicou em muitos outros órgãos de imprensa: Diário da Tarde, Gazeta do Povo, O Estado do Paraná, A Sempre-Viva,Revista do Sul, Prata de Casa, Diário da Manhã e O Estado, todos de Curitiba; O Itiberê, de Paranaguá; e A Esquerda, de Ponta Grossa.

Além de jornalista, foi historiador e poeta, tendo deixado importante legado: Subsídios para a história da imprensa no Brasil (Porto Alegre, 1940), O Negro no Rio Grande do Sul (Porto Alegre, 1941), Síntese da Emancipação Econômica do Paraná (Curitiba, 1945), Generoso Marques – Biografia (Curitiba, 1947), Apontamentos para a história da Imprensa Brasileira (Curitiba, 1952), e A Origem da Imprensa no Rio Grande do Sul (Porto Alegre, 1941).

Faleceu em 18 de agosto de 1979.

x