Cadeira 30
Patrono
Luiz Leopoldo Mercer, nasceu em Tibagi, no dia 4 de abril de 1912. Mais conhecido como Lulu, desenvolveu o trabalho como historiador escrevendo os livros ‘História de Tibagi’ (1977); ‘Edmundo Alberto Mercer: Toca Mercer, um livro só para nós’ (1978); a monografia, ‘Última aventura no garimpo’(1980); publicada no livro: História do Paraná, Estante Paranista, volume 14 (edição comemorativa de 80 anos de Fundação do Instituto Histórico, Geográfico Paranaense) e a Genealogia da família de Luiz Leopoldo Mercer — Lulu — (1988).
Luiz Leopoldo Mercer desenvolveu serviços de Topografia com seu pai, trabalhou no garimpo no Rio Tibagi. Participou como reservista da revolução de 30, incorporando-se ao Batalhão em João Pessoa. Como servidor público, fez parte do quadro de funcionários no Tribunal de Justiça do Paraná, concluindo a Faculdade de Direito de Curitiba, o curso de “Legislação Social e do Trabalho no Paraná”. Em 1956, recebendo o Diploma de técnico em Direito Social.
Após sua aposentadoria dedicou-se à pesquisa para escrever a Genealogia da família Mercer. Utilizou-se deste conteúdo para escrever primeiro a ‘História de Tibagi’ em 1977; impresso em duas edições, o segundo Edmundo Alberto Mercer: Toca Mercer, um livro só para nós, em 1978; com tiragem de mil livros cada um custando na época Cr39.700, 00. Este livro foi escrito em homenagem ao primeiro centenário de nascimento do pai do autor. Por proposição do General Luiz Carlos Tourinho, Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná Luiz Leopoldo Mercer foi convidado para se tornar sócio efetivo da entidade, em 8 de fevereiro de 1979, foi aprovada em sessão da Diretoria, a sua inclusão em 25 de maio do mesmo ano recebendo o título de sócio honorário daquele instituto em solenidade da qual participaram todos os confrades e familiares. Como membro do Instituto, contribuiu com a monografia, ‘Última Aventura no garimpo’, (1980) que fez parte da obra Historiadores do Paraná (um livro escrito por 32 historiadores), em que contava a sua própria história como garimpeiro.
Aos 74 anos, já debilitado pela diabete, não pode terminar a obra “Genealogia da família de Luiz Leopoldo Mercer”, iniciada em 1975. Este livro foi então concluído em 1988 por sua esposa Maria da Conceição Lagos Martins Mercer.
Em vida recebeu diversas homenagens por seu trabalho tendo entre elas o título de cidadão benemérito de Tibagi.
Faleceu em Curitiba, no dia 13 de junho de 1986, sendo sepultado em Tibagi.
Após a sua morte a família recebeu a homenagem na Academia de Campos Gerais, é patrono da cadeira número 30.
As informações do texto que se segue foram extraídas da pesquisa documental de manuscritos e cartas antigas que deram origem ao livro Genealogia da Família de Luiz Leopoldo Mercer — Lulu —; 1988.
Texto de Maria Claudia Mercer Dotti
Legendas das imagens
1. Luiz Leopoldo Mercer (Lulu) com 2 anos em 1914.
2. Aposentado do serviço público, começou a realizar pesquisas sobre a genealogia da família Mercer. Em seu processo de pesquisa escreveu História de Tibagi (4 de abril de 1977, 1ª edição), Toca Mercer: um livro só para nós em 1978 (este livro foi escrito em homenagem ao primeiro centenário de nascimento do pai do autor), como membro do Instituto, contribuiu com a monografia, ‘Última aventura no garimpo’, (1980) que fez parte da obra Historiadores do Paraná (um livro escrito por 32 historiadores), em que contava a sua própria história como garimpeiro.
3. Luiz Leopoldo Mercer (Lulu) aos 16 anos (em 1928).
4. Os filhos, genro e noras de Lulu e Maria (esq. para dir.): Gilda Maria e Lorici Dotti, Maria e Lulu, Adalny e Carlos Eduardo, Marisa e Ullysses e Heloisa Laura e Luiz Edmundo. Foto da homenagem em Tibagi, 19 de outubro de 1979.
5. Lulu, sua mãe e seus irmãos (em pé, esq. para dir.: Edmundo, Araci, Lulu e sentadas, da esq. para dir.: Matilde Laura e Marica) na casa da vovó em Tibagi.
6. Livros de Luiz Leopoldo Mercer.
7. Em 29 de outubro de 1978, foi homenageado pela Loja Maçônica Rui Barbosa, de Sertanópolis, recebendo uma Medalha do Mérito Rui Barbosa e o Título de Grande Benemérito da Cidade de Sertanópolis.
8. Lulu, no garimpo no Rio Tibagi, onde garimpou desde 1937 até 1940.
9. Luiz Leopoldo Mercer (Lulu), em Tibagi.
10. Último aniversário de Luiz Leopoldo Mercer, 4 de abril de 1986. (na foto com sua esposa Maria da Conceição Lagos Martins Mercer, em seu apartamento da rua Comendador Macedo, Curitiba-PR.
Acervo e legendas: Maria Cláudia Mercer Dotti