Detalhe

Cadeira 30

Nylzamira Cunha Bejes

Fundador

Nylzamira Cunha Bejes, filha de Alfredina Cunha e Aguinaldo Guimarães da Cunha, nasceu em Ponta Grossa a 18 de julho de 1927. Casada com o expedicionário Raul Barbosa Bejes, teve três filhos: Araí, Tenente-Coronel da Aeronáutica, casada com o Coronel Otávio Learth, pais de Rafael; Araquém, pediatra, casado com Cassiana Ormeneze, bacharel em Informática, pais de Antônio Carlos e Heloísa; e Aracê, bacharel em Administração, casada com Luiz Capriglioni Neto, advogado.

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFPR, concursada na Biblioteca Pública do Paraná, exerceu a profissão por 35 anos. Poetisa, autora de Teu nome é Poesia, Sonetos em Curitiba, Teu nome é História, Parabéns e Mensagens Poéticas.

Pertence à Academia de Letras José de Alencar (Cadeira 16), à Academia Paranaense de Poesia (Cadeira 10), à UBT - União Brasileira de Trovadores, ao Centro de Letras do Paraná, à Academia de Cultura de Curitiba, ao Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e ocupa a cadeira nº. 30 da Academia de Letras dos Campos Gerais, entre outras entidades culturais.

Tomou posse na Academia de Letras dos Campos Gerais em 2 de junho de 1999, como fundadora da cadeira nº 30, em cerimônia realizada no Clube Pontagrossense, sendo recepcionada por Túlio Vargas, presidente da Academia Paranaense de Letras.

x