Detalhe

Cadeira 31

Maria Vilma Rodrigues Nadal

2ºOcupante

A professora Maria Vilma Rodrigues Nadal nasceu em Ponta Grossa, em 3 de agosto de 1951, filha caçula de João Rodrigues Sobrinho e Leony Haus Rodrigues. É casada com Clorival José Nadal, mãe de Cleber José, Thaís Letícia (falecida), Rômulo Augusto, Victor Gregório e vovó de Mariana Moletta Nadal.

Iniciou os estudos na Escola Isolada Senador Flávio Carvalho Guimarães, Bairro Nova Rússia. Submetida ao Exame de admissão ao ginásio, seguiu para o Ginásio Industrial Presidente Kennedy. Curiosa e observadora participou intensamente das possibilidades ao seu alcance no ambiente escolar; destacou-se como atleta de Voleibol e Tênis de mesa, participava ainda ativamente das atividades do Grêmio Estudantil.

Com pretensão de prosseguir estudos na área da saúde buscou o Científico na época visando à preparação para o ingresso no curso superior. Entretanto, problemas sociais imediatos se apresentaram e outros interesses acabaram por ampliar o eixo das atenções. Assim, optou por cursar concomitantemente a então denominada Escola Normal onde obteve a qualificação para o magistério. Foi a primeira fase de uma sequência de gratas realizações na área de Humanas.

Graduou-se em Pedagogia com especialização em Supervisão de Ensino pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG,1983), Especialização: Alfabetização, Elementos para qualificação do professor alfabetizador (UFPR/SEED-Coordenação Regional) e Agentes de Inovação e Difusão Tecnológica (UTFPR),Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR,1992) intitulado Informática na educação: possibilidades e limites e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP, 2000) com o título: Arte, técnica e tecnologia nos caminhos de ferro do Paraná e inserido na Linha de Pesquisa Estruturas Ambientais Urbanas sob orientação de Prof. Dr. Ruy Gama e Profa. Dra. Marlene Yurgel.

Exerceu atividades como alfabetizadora no Ensino Fundamental nas zonas urbana e rural, Supervisora de ensino na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa (SMEC), na Secretaria de Estado da Educação (SEED) e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atuou como Docente na Formação de Professores do Ensino Médio no Colégio Sagrada Família e Ensino Superior na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi chefe da Divisão de Integração Escola-Empresa, chefe de Apoio Pedagógico, Pesquisadora e Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná até 2004. Foi sócia proprietária da Escola Rosazul Ensino Pré-Escolar.

Exerceu docência nas disciplinas: Fundamentos da Educação, História da Educação, Estrutura e Funcionamento da Educação, Arte e Educação, Psicologia da Educação, Psicologia das relações humanas, Filosofia, Filosofia da Educação.

Participou de discussões temáticas, em âmbito nacional, para a construção do Livro Verde e Livro Branco - propostas de ações concretas, compostas de planejamento, orçamento, execução e acompanhamento específicos para o desenvolvimento social e econômico, trabalho apresentado durante a Reunião dos Presidentes da América do Sul.

Pesquisadora das mais atuantes, com reconhecido mérito, publicou vários artigos em periódicos, capítulos de livros, textos em jornais e revistas, trabalhos completos em anais de congressos. Além disso, integrou diversas bancas de avaliação, de diferentes níveis de ensino, e também apresentou o resultado de suas pesquisas em inúmeros eventos científicos nacionais e internacionais.

Declara predileção pelo aprofundamento de estudos em temas relacionados à Educação e a popularização de Ciência e Tecnologia (C&T), Historiografia da Técnica e da Tecnologia, elementos fundantes, concepções, definições, das usuais imprecisões conceituais e periodização.

Foi eleita, em 28 de outubro de 2019, para a cadeira n° 31, da Academia de Letras dos Campos Gerais e tomou posse em 27 de julho de 2020 através de cerimônia virtual (plataforma Google Meet), sendo recepcionada por José Altevir Mereth Barbosa da Cunha.

x