Cadeira 01
1ºOcupante
Nasci envolta por mil braços: a proteção foi a marca de minha educação primeira ao som de muitas vozes que, em uníssono, misturavam-se ao som da serrafita, ao cheiro da serragem, à lida de todos na Serraria Santa Helena, localizada no Faxinal dos Stadlers, Imbituva/PR., na década de 40. Na roda da vida, os braços de meu pai Orlando Postiglione e de minha mãe Maria de Lourdes Postiglione foi ganhando outras mãos, como de meu esposo Dr. Luiz Conrado Mansani, de meu filho Dr. Fabio Postiglione Mansani, e de minha filha Drª. Fabiana Mansani, de minha nora Lucianne Barros Correia Mansani, de meus netos muito amados: Gyanna e Guilherme, Gianlucca e Rafaela, Giordana, Giuliana, Manuella e minha bisneta Julieta.
No sonho de ser educadora, a caminhada desta professora, como Pedagoga, Mestre em Educação, Especialista em Alfabetização e Metodologia do Ensino Superior, por 40 anos atuando nos diversos níveis de ensino: Educação Infantil, Fundamental, Médio, Superior e em Cursos de PósGraduação.
A minha visão de mundo, hoje, eu devo às diversas experiências e vivências na área profissional da educação e da cultura, como: Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa; Professora em Cursos de PósGraduação; Palestrante na Área de Formação de Professores; Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEPG; Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/ UEPG; Sócia Fundadora da Escola Desafio; Diretora da Escola Desafio; Coordenadora do Projeto: Meninos de Rua; Membro da Câmara de Assuntos Educacionais do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa; Membro de Departamento Feminino do Clube Ponta-Lagoa; Diretora de Recreação e Lazer do Clube Ponta-Lagoa, por duas gestões; Mentora da criação dos Cursos de Artes e do Curso Normal Superior com Mídias Interativas, ambos da Universidade Estadual de Ponta Grossa; Mentora da I Mostra de Ciência, Tecnologia e Arte da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UNIVERSOUEPG; Presidente do Centro Cultural Prof. Faris Michaele, duas gestões; Oradora da Associação Germânica dos Campos Gerais; Presidente da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família – João e Maria; Colunista da Revista Anamnese; Acadêmica da Academia de Letras dos Campos Gerais – Cadeira nº1; Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Ponta-Lagoa, Mentora do Grupo Sherlock Holmes Cultura; Escritora. Entre ivros publicados, artigos para jornais, revistas, poesias publicadas, destaco a obra A História de um Desejo nas Janelas da Escola: lugar de ação, construção e possibilidades...; vídeo: HaiKais do Tudo. Site: www.neuzahelena.com.br
Por meus esforços na busca do aprimoramento pessoal e de cidadania, recebi homenagens importantes para a construção contínua da minha realização pessoal, tais como: Medalha de Ouro - Curso de Pedagogia; Troféu Dom Quixote – Área da Educação: Rotary Club Ponta Grossa; Homenagem Labor et Scientia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Menção Honrosa pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (duas); Título de Cidadania pela Câmara Municipal de Ponta Grossa.
Com muito orgulho, fui eleita em 04 de novembro de 2010 para a Academia de Letras dos Campos Gerais, e minha posse aconteceu em 23 de março de 2011 como primeira ocupante da cadeira nº 1, no salão do Restaurante La Gôndola, sendo recepcionada pela grande escritora e amiga Dra. Luísa Cristina dos Santos Fontes.
Uma vida dedicada à educação e à cultura, como cidadã ponta-grossense. Considero-me uma mulher de vanguarda – sempre estive além do meu tempo, buscando alternativas outras no meu pensar, no meu sentir, no meu agir, com uma visão de mundo plural, diversificado, complexo. Minha atenção, hoje, está voltada para a arte de viver, para a construção da teia afetiva, onde se tramam: a solidariedade; a tolerância; o respeito à diferença; a sensibilidade estética. Simplesmente, Neuza Helena Postiglione Mansani – Aneleh.