Cadeira 08
2ºOcupante
Natural de Palmeira/PR, nasceu aos 16 de dezembro de 1989, filho de Alcemir José de Oliveira e Eliziane Passoni. Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na turma 2007/2010 (com outorga de láurea acadêmica) e pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música pela FACEL, em 2012. Natural de Palmeira/PR, deu início aos estudos de piano com a professora Clery Zeni de Oliveira (Palmeira), aos oito anos de idade.
Em 2008, recebeu do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira a Condecoração ao Mérito Cultural pelo desenvolvimento de atividades de registro e resgate da música palmeirense. No mesmo ano, tornou-se membro efetivo do referido Instituto, com a cadeira Nº 52, cuja patronesse é Maria Eunice Baptista Ceccatto, pianista e compositora palmeirense, sendo outorgado, em 2015, com a Cruz da Honorífica Ordem da Freguesia Nova, elevando-o ao Grau de Cavaleiro Maior.
Em 2018, recebeu o Prêmio Jacob Holzmann de Música, resultado da votação ocorrida na 19ª Conferência Municipal de Cultura de Ponta Grossa, fruto do reconhecimento da Prefeitura de Ponta Grossa, Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural ao trabalho realizado na área da Música e contribuição ao processo de desenvolvimento cultural da cidade.
Em 2019, recebeu o grau de Emissário da Música, com a Cruz do Bicentenário de sua cidade Natal.
Foi indicado ao Prêmio Profissionais da Música 2020, na categoria Instrumentista Erudito Masculino, no qual ficou entre os cinco finalistas.
Atuou como professor de piano e diretor artístico do Conservatório Maestro Paulino – Ponta Grossa/PR durante os anos de 2011 e 2020, cantou no naipe dos baixos no Coro Cidade de Ponta Grossa entre 2009 e 2020.
Em 2022, recebeu o título de membro “ad honorem” da Associação Germânica dos Campos Gerais, pela pesquisa e divulgação dos compositores e músicos germânicos dos Campos Gerais.
É vice-presidente do Centro Cultural Professor Faris Michaele, ocupante da cadeira nº 8 da Academia de Letras dos Campos Gerais, onde coordena o Projeto Crônicas dos Campos Gerais e, assessor técnico e de pesquisa do Instituto Piano Brasileiro – Brasília/DF.
Douglas dedica-se a pesquisas na área da música brasileira, sobretudo, da música produzida nos Campos Gerais, resgatando compositores dos séculos XIX e XX. Autor de dois livros com obras para piano de Gabriel de Paula Machado (Ponta Grossa) e Maria Eunice Baptista Ceccatto (Palmeira), ambos publicados em 2012. Com frequência publica textos sobre efemérides musicais da região e suas diversas outras linhas de pesquisa.