Detalhe

Cadeira 24

João Rodrigues Becker Y Silva

Patrono

O professor Becker y Silva veio para Ponta Grossa em 1907 e revolucionou o ensino de sua época ao introduzir as disciplinas de agricultura e pecuária na grade curricular do Instituto João Cândido.

Nasceu em La Pampa, Argentina, em 10 de dezembro de 1872, filho de Carlos Rodríguez y Silva e Carolina Von Becker. Fez seus estudos em Viena, capital da pátria de sua mãe. Antes de retornar para seu país, percorreu a Europa e, mais tarde, visitou quase todas as nações sul-americanas. Tinha, por ascendência paterna, sangue ameríndio.

Em 1899, foi professor em Lages, onde fundou e dirigiu o Colégio Serrano, com apoio oficial. Em 1901, deixou as terras catarinenses e se radicou em Guarapuava, onde instalou e dirigiu o Instituto Becker. Foi em Guarapuava que encontrou aquela que havia de ser a sua companheira por toda vida: Carolina Pimpão Becker, ou Dona Sinhazinha, como todos sempre a chamaram.

Em 1907, o professor Becker transferiu-se para Ponta Grossa, aceitando convite formulado pela prefeitura para dirigir o Instituto Dr. João Cândido. Em 1909, foi incumbido pelo poder municipal de remodelar a escola, cujas normas entraram em vigor em março de 1910. Em janeiro de 1914, exonerou-se das funções de diretor e professor do Instituto e foi para Curitiba, a convite de Ernesto da Silveira, Secretário de Agricultura, para ensinar o ensino agrícola ambulante.

De lá seguiu para Rio Negro, no entanto, em virtude da ameaça de invasão da cidade por fanáticos do Contestado, o colégio foi fechado e o professor Becker voltou para Ponta Grossa. Foi notável a organização que deu à escola, tendo inclusive criado um museu escolar.

Becker e Silva faleceu em 2 de maio de 1944. Esta biografia é apenas um excerto, o texto completo sobre o professor Becker e Silva está no livro Educadores ponta-grossenses – 1850-1950, de Joselfredo Cercal de Oliveira, da Editora UEPG.

Legendas das imagens

1 e 5. João Rodrigues Becker e Silva com a esposa, Carolina Pimpão Becker, conhecida por Dona Sinhazinha, em foto de 1917. Fotografia colorizada por Carlos Sviatowski.
2. “Álbum de Antropo-Geografia I”, de João Rodrigues Becker e Silva, manuscrito. Curitiba, 1944. Acervo do Museu Campos Gerais, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
3 e 7. Capa do livro: “Notas de Geographia e Sciencias Naturaes com aplicações a Agricultura e Zootechnia”. João Rodriguez Becker y Silva. Ponta Grossa: Officina Pontagrossense de Artes Graphicas, 1917. Acervo da Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke, Academia de Letras dos Campos Gerais.
4. Colégio Estadual Professor Becker e Silva. Av. Visconde de Taunay, 1145, Ronda, Ponta Grossa, Paraná. Foto de Luísa Cristina dos Santos Fontes.
6 e 10. Desenho do Professor Becker e Silva, “Álbum de Antropo-Geografia I”, de João Rodrigues Becker e Silva, manuscrito. “Índio Caingangue, da Serra da Pitanga, Paraná, 1907”. Curitiba, 1944. Acervo do Museu Campos Gerais, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
8. Curso de adaptação ao ginásio, de João Rodrigues Becker e Silva, manuscrito. Curitiba, 1944. Acervo do Museu Campos Gerais, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
9. João Rodriguez Becker y Silva. Fotografia do Acervo do Museu Campos Gerais, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Exposição “Duzentos”, 14 de dezembro de 2023.
 

x