Detalhe

Cadeira 17

Valdomiro Nicolau Burko

Fundador

Nasceu em 6 de junho de 1929, em Linha Novembro, Prudentópolis (PR). Seus primeiros estudos se deram nas Colônias Ponte Nova e Jesuíno Marcondes. Em seguida, ele fez o ginásio no Seminário São José, em Prudentópolis, e o científico no Seminário Maior da Ordem Basiliana, em Iracema, Itaiópolis (SC). Valdomiro Nicolau Burko cursou Filosofia no Seminário Maior da Ordem, em Ivaí. Posteriormente, concluiu o curso de Teologia na Universidade Gregoriana em Roma, Itália, onde obteve o grau acadêmico de Licenciatura.

Além da religião, seus interesses voltavam-se também para o jornalismo. Nesta área, ainda em Roma, ele estudou, durante três anos, na Pro Deo – Universidade Internacional de Estudos Sociais, junto ao Instituto Brasileiro dos Estudos Latino-Americanos, onde foi diplomado em Ciências da Opinião Pública – especialização jornalística – pelo Instituto Superior de Ciências da Opinião Pública daquela Universidade, em 7 de julho de 1960.

Valdomiro Burko começou a atender, em 1970, a comunidade de Irati, onde ajudaria a fundar o Apostolado da Oração, em colaboração com o padre Benedito Melnik, em 1972. Entre inúmeras publicações de sua autoria, destaque especial para o clássico A Imigração Ucraniana no Brasil (1963, Ed. A Voz do Paraná, Curitiba), além de História Sagrada do Antigo e Novo Testamento (1965, Ed. dos Padres Basilianos, Prudentópolis) e Padres Basilianos no Brasil (1984, Prudentópolis).

No período compreendido entre 1983 e 1996, Burko trabalhou em Roma, junto à Cúria Geral dos Basilianos, como diretor espiritual dos Estudantes, redator do Mensageiro Basiliano e colaborador da Rádio Vaticana (Seção Ucraniana). Em sua passagem por essa emissora, ele foi autor de diversas transmissões, muitas delas depois publicadas na revista basiliana The Light, de Toronto, Canadá.

Em 2 de junho de 1999, Valdomiro Burko tomou posse na Academia de Letras dos Campos Gerais como fundador da cadeira nº 17, em cerimônia realizada no Clube Pontagrossense, quando foi recepcionado por Túlio Vargas, presidente da Academia Paranaense de Letras. Burko faleceu em 2 de dezembro de 2002.

x