Cadeira 38
1ºOcupante
Aos 30 de outubro de 1928 nascia em Ponta Grossa Edmundo Schwab, filho de Felippe Schwab e Maria Senger Schwab, descendentes dos russo-alemães da região do rio Volga que se estabeleceram no Brasil em 1877. Realizou os primeiros estudos na Escola Verde, uma extensão do Colégio São Luiz. Cursou o primário no Liceu dos Campos Gerais, da Profª Judith Macedo Silveira. Ao concluir o curso primário, ganhou como reconhecimento por seus esforços um livro: “As aventuras de Hans Staden”. Seria o primeiro livro literário que leria, porque até este momento tivera contato apenas com os livros didáticos. Na Academia de Comércio Pontagrossense, atual SEPAM, formou-se técnico em Contabilidade. Em Curitiba, Edmundo prestou vestibular para o curso de Engenharia. Não obtendo êxito, porém, veio a exercer o mister de contabilista e dedicando-se ora ao trabalho, ora à família, ora à literatura.
No Colégio Regente Feijó conheceu alguém que mudou sua vida: Prof. Faris Michaele. Para seu espanto, tão logo o Prof. Faris descobriu que o jovem Edmundo escrevia, aprovou seus textos e passou a publicá-los aos domingos na Página Literária do Jornal do Paraná e depois em O Tapejara, órgão literário do Centro Cultural Euclides da Cunha. Em 23 de agosto de 1949, Edmundo Schwab recebeu o diploma de sócio efetivo do Centro Cultural, ocupando a cadeira número 5, com cujo patrono, Augusto dos Anjos, o ocupante se identificava em alguns aspectos, principalmente pela maestria com que escreve seus sonetos e com a melancolia que produz sua poesia.
Com apenas um livro publicado, Contrastes, Edmundo Schwab transmite sua poesia ora por formas clássicas, especialmente sonetos, ora por versos livres. Constante, no entanto, é a sensibilidade e a melancolia com que trata os temas da vida. Além da literatura, Edmundo era apaixonado pela História, especialmente a do Paraná e dos Campos Gerais.
Foi eleito em 27 de junho de 2007 para a Academia de Letras dos Campos Gerais e tomou posse em 29 de agosto de 2007 como primeiro ocupante da cadeira nº 38, no Salão de Festas da Padaria Pão Quente, sendo recepcionado por José Ruiter Cordeiro.
E por ser o senhor Edmundo Schwab um poeta de grande sensibilidade e estar sempre disposto a colaborar com a Cultura da Princesa dos Campos, o mesmo ocupou cargos relevantes nas instituições do gênero a que pertenceu. Foi presidente do Centro Cultural Professor Faris Michaele, além de vice-presidente da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes - APLA e ocupou também o cargo de Conselheiro Fiscal do Centro de Cultura Italiana Dante Alighieri de Ponta Grossa.
Faleceu em 17 de outubro de 2017.