Detalhe

Cadeira 38

Giovana Montes Celinski

2ºOcupante

Nascida em 06 de setembro de 1990, Giovana Montes Celinski é escritora e jornalista. Tem formação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em Letras com habilitação em Inglês/Português pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Também é mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Atualmente é professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia (Unisecal) na cidade de Ponta Grossa (BR).

Em 2014, defendeu a dissertação Revista Ciência Hoje das Crianças: um estudo sobre as potencialidades e fragilidades educativas da comunicação da ciência no âmbito escolar, sendo aprovada com distinção pela banca examinadora. Em 2015, como resultado de sua pesquisa de mestrado, publicou o livro Science communication in Brazilian School field: a study on the uses of Ciência Hoje das Crianças magazine in public schools of Curitiba pela editora alemã LAP Lambert Academic Publishing. Ainda no mesmo ano, teve sua crônica 'Casas que contam histórias' premiada no Concurso Nacional de Crônicas da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

No ano de 2016, publicou o livro Instituto João XXIII - 40 anos pela editora Gráfica Planeta, obra que conta a história da entidade pontagrossense que já acolheu mais de doze mil crianças e jovens que vivem em situação de risco. Em 2018, seu poema 'O olho do tempo' recebeu menção honrosa no Concurso Literário da Academia de Letras dos Campos Gerais.

Também tem experiência na área de música clássica, tendo estudado piano durante o período de 1999-2011 e estudou violoncelo no período de 2004-2006 no Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves da cidade de Ponta Grossa. Também participou do Grupo de Cordas do Conservatório no período de 2004-2011 e realizou diversos cursos no campo musical.

Ao longo dos anos, tem atuado como pesquisadora na área da Comunicação, participando de eventos e publicando em periódicos da área seus artigos científicos, que tratam de temas como jornalismo cultural e literário, comunicação da ciência, literatura, novas tecnologias, cinema, marketing, dentre outros. Também publica periodicamente em antologias, jornais e revistas sua produção literária.

Sobre a alcunha de Gigi Eco, e em parceria com sua irmã Ca Amatti, administra o blog Longe Daqui, Aqui Mesmo desde 2011 (que pode ser acessado no link www.longedaquiaquimesmo.com). No site, publica semanalmente suas poesias, crônicas e relatos de viagem, acompanhados de fotografias autorais.

Foi eleita para a Academia de Letras dos Campos Gerais em 24 de setembro de 2018 e tomou posse 20 de março de 2019 como segunda ocupante da cadeira nº 38, no Restaurante La Gôndola, sendo recepcionada por Neuza Helena Postiglione Mansani.

x